quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

"Penso sem estar ciente disso, pois é o meu subconsciente que pensa. Pensa no mistério da vida: por que estamos cá? Mas essa é uma pergunta à qual não se responde. Pensa-se sobre o sentido da vida. Nós estamos cá para responder a perguntas que não se respondem sozinhas. Mas deixamos um rasto. Um rasto de respostas sem pergunta. No entanto estamos cá também para encontar perguntas para respostas, completando assim o nosso trabalho: desenvolver. Mas o desenvolvimento requer sacrifício. Tem consequências. E nós tomando conta delas desejamos voltar atrás. Mas não podemos. Precisamos de coisas que piorem a situação. Precisamos delas para a melhorar. Matamos para renascer, cortamos para crescer, mas melhoramos para piorar e pioramos para melhorar. É para isso que cá estamos. Estamos para cometer erros e depois nos arrependermos e tentarmos recuperar. Mas vamos sempre tarde demais. Até um dia percebermos que fomos tarde demais muitas, demasiadas vezes. E aí acabamos. Essa é a nossa missão. Ir para voltar. Descer para subir. Onde chegamos temos sempre de voltar atrás para ir buscar respostas para as nossas perguntas. Respostas sem pergunta... Aquelas que deixamos para trás. Assim estamos aqui para algo. Algo que no futuro mais presente, mais passado não nos vai servir de nada. Essa é a nossa missão. Pensem nisso."
André Salgueiro

4 comentários:

  1. André Salgueiro, sábias palavras...mas esta missão de querer melhorar para acertar, encontrar o sentido da vida, a isso demos o nome de Missão Impossível. Através milhões de pensadores fazendo a mesma pergunta. A graça do jogo é que ele não tem nem nunca terá respostas. Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas isso o André ainda não sabe, felizmente para ele. Com os anos descobrirá, até que cresça com a esperança de que as suas perguntas encontrarão muitas respostas e as suas respostas serão perguntas.

      Eliminar
    2. Em primeiro lugar, estou estupefato com a maturidade e o raciocínio deste menino. Quero-o na Casa como articulista como tu e a Isabel, ok?
      Certamente que no viver ele terá e verá perguntas e terá respostas. Mas o gRANDE JOGO FINAL este ninguém decifrará, só pode especular.

      Eliminar
  2. Meus queridos, ora qui está um texto daqueles que me faz ferver. Eu sei que os putos têm saídas destas! Eu sei porque aprendi e aprendo muito com eles.
    Agora este André vai longe! Muito longe! Só tenho pena que estas crianças não sejam incentivadas e que não lhes sejam dados os meios para porem todas as suas capacidades a render. Há falhas muito grandes a nível da educação. Eu acho que Portugal já perdeu, está a perder e irá peder o melhor que tem a nível de recursos humanos. Vai tudo fugir daqui!
    Ainda quanto a este texto, vou guardá-lo e tentar responder a um menino que pensa e tem vivências para as quais o mundo não está preparado e nem faz nada para estar!
    Parabéns, André, e parabéns também à tua mãe por te ter como filho e por ser a mãe que é!
    Beijinhos
    Isabel

    ResponderEliminar